domingo, 11 de julho de 2010

SINDSERJ convida sindicatos de sociólogos do país para reunião no Rio

Prezados dirigentes sindicais da categoria dos sociólogos brasileiros:

Convidamos através desta circular, todos representantes das entidades sindicais de sociólogos do Brasil a participarem da reunião que promoveremos na cidade do Rio de Janeiro, na sede do SINDSERJ, no próximo dia 20 de julho de 2010, terça-feira, a partir das 14h, na Avenida Presidente Vargas, nº 502, 17º andar, sala 1.705, Centro, Rio de Janeiro, RJ, CEP 20071-00 - fone: 21-3092-7657.

Nosso objetivo nessa reunião será o de discutirmos os rumos do movimento sindical dos sociólogos e da necessidade de reorganizarmos a nossa entidade federativa, de forma que ela efetivamente represente o conjunto dos sindicatos de sociólogos estaduais existentes, que atualmente representam a nossa categoria profissional.

Até o presente momento não conseguimos construir uma entidade de âmbito federativo. Usam-se siglas como a FNS - Federação Nacional dos Sociólogos ou mesmo a FNSB - Federação Nacional dos Sociólogos - Brasil, mas a divisão existente hoje no seio de nosso movimento não pode e não deve prosseguir. Os que hoje se apresentam como dirigentes da FNS muitas vezes não possuem vínculos com várias entidades existentes. Seja a FNS ou FNSB, são entidades de caráter civil, sem código sindical e muitas vezes sem a chancela dos sindicatos e sem carta sindical.

Todas as nossas experiências de organização nacional, não conseguiram superar as divergências nacionais e que também ambas as entidades não se colocaram no sentido de aglutinar todas as entidades sindicais, articulando na sua esfera uma série de outras entidades não sindicais e agindo em nome da categoria dos sociólogos no legislativo e no executivo federal sem ter obtido suficiente representatividade no âmbito das entidades estaduais no país. Sabemos o quanto é penoso, difícil, burocrático e de custos elevados fundar e legalizar uma entidade federativa nacional (estimamos seis meses de prazo e custo de mais de trinta mil).

Temos uma longa história de lutas acumulada desde a antiga ASB, fundada em 1977, bem como a FNS fundada em 1988 e a sua mudança para FNSB em 1999. Esperamos que qualquer que venha a ser a nova configuração de nossa entidade e nosso movimento em plano nacional, possamos resgatar todas essas experiências e essa rica história de 33 anos de lutas nacionais. Qualquer que venha a ser a configuração de entidade federativa, qualquer que venha a ser a sua sigla ou nome, entendemos que ela tem que ter em sua direção todas as entidades sindicais existentes sem nenhum veto a pessoas, entidades ou estados brasileiros. A nossa disposição é olhar para frente, evitando "ajustes de contas" com divergências em passado recente. Essa é a proposta que o Rio de Janeiro traz aos colegas.

Dessa forma pretendemos, a partir da reunião a ser realizada no Rio de Janeiro, traçar um plano nacional e unitário que reorganize a nossa categoria em plano nacional e a nossa federação de caráter sindical que congregue todos os sindicatos de sociólogos do Brasil, representando indistintamente todos os sindicatos do país, contribuindo para a fundação de outros sindicatos nos estados que ainda não os possuem e organizando a categoria a partir dos estados onde ocorrem maior número de profissionais sociólogos.

Precisamos aprovar e pactuar um plano nacional mínimo de trabalho, evitando as divergências de caráter político, partidário e mesmo ideológico. Tal plano deve pactuar unidade com todas as entidades, e deve contemplar a firme defesa da nossa profissão (legislação e regulamentação), defesa do ensino de Sociologia no EM e ampliação do mercado de trabalho.

Neste sentido, esperamos a presença de todos os representantes das entidades sindicais do país e vamos nos esforçar para articular passagens aéreas para as entidades que não possuírem recursos e manifestarem desejo de participar. Desde já estamos nos articulando aqui no Rio de Janeiro para conseguir ainda a hospedagem e alimentação para o dia da reunião, podendo se estender para o dia seguinte.

Aguardamos a confirmação dos dirigentes sindicais. Peço, com muita urgência, que confirmem as presenças de colegas no meu e-mail pessoal niltonsoaresdesouza@gmail.com O Rio de Janeiro receberá a todos de braços abertos.

Ficamos por aqui, deixando nosso fraternal abraço a todos.

Nilton Soares de Souza Neto - cel. (21) 9815-5805.
Presidente do Sindicato dos Sociólogos do Estado do Rio de Janeiro - SINDSERJ