domingo, 20 de junho de 2010

José Saramago - fragmentos


Achávamos que pela simples reforma econômica chegaríamos ao tal de 'novo homem'. O novo homem só virá pela reforma da mentalidade. Hoje somos poucos comunistas, mas talvez por isso sejamos os melhores... É melhor poucos bons comunistas com mentalidade socialista, que muitos maus. Não me importo se eu chegar a ser o único comunista vivo sobre a terra. Talvez seja mais fácil ser capitalista. Talvez o homem seja por instinto mais capitalista... Eu prefiro o homem mais civilizado por uma mentalidade socialista.
José Saramago, Folha de SP, 15/8/92

Pergunto o que seria de todos nós se não viesse a poesia ajudar-nos a compreender quão pouca claridade têm as coisas a que chamamos claras.
Saramago - A Jangada de Pedra

Se encontrássemos o Diabo e ele deixasse que o abríssemos, talvez tivéssemos a surpresa de ver saltar Deus lá de dentro.
José Saramago - O Evangelho Segundo Jesus Cristo

E, contudo, Deus está inocente. Inocente como algo que não existe, que não existiu nem existirá nunca, inocente de haver criado um universo inteiro para colocar nele seres capazes de cometer os maiores crimes para logo virem justificar-se dizendo que são celebrações do seu poder e da sua glória.
José Saramago - em artigo sobre o atentado ao World Trade Center - Folha On-Line - 19/09/2001

Cuba não ganhou uma batalha heróica ao executar esses três homens, mas perdeu minha confiança, destruiu minha esperança e traiu meus sonhos
José Saramago, sobre a execução de três cubanos condenados por seqüestrar uma balsa – El Pais – 14 de abril de 2003

Sem a morte, deixaríamos de filosofar, porque o olhar filosófico sobre os seres que somos tem de concentrar essa espécie de buraco negro que é a morte. Esse é o ponto de fixação.(...). Não que se deseje a morte, mas, no fundo, fica-se um pouco impaciente.
José Saramago, sobre seu livro “As Intermitências da Morte” - Revista Época - 31/10/2005

A primeira medida [de Obama] deveria ser derrubar a vergonha que é o campo de concentração e tortura de Guantánamo e pedir desculpas a Cuba
José Saramago, escritor – O Globo – 09/11/2008

Uma boa doença vale por toda a obra de Paulo Coelho
José Saramago, logo depois de dizer que enfrentou a proximidade da morte, ao ficar gravemente doente, sem precisar do auxílio dos livros de Paulo Coelho – Abril.com - 25/11/2008

Sou aquilo que se pode chamar de comunista hormonal. O que isso quer dizer? Assim como tenho no corpo um hormônio que me faz crescer a barba, há outro que me obriga a ser comunista.
José Saramago - Folha de São Paulo – 01/12/12008

Se o ridículo matasse não restaria de pé um único político ou um único soldado israelita, esses especialistas em crueldade, esses doutorados em desprezo que olham o mundo do alto da insolência que é a base da sua educação. Compreendemos melhor o deus bíblico quando conhecemos os seus seguidores. Jeová, ou Javé, ou como se lhe chame, é um deus rancoroso e feroz que os israelitas mantêm permanentemente actualizado.
José Saramago, sobre os massacres cometidos por forças israelenses na Faixa de Gaza – Dezembro de 2008 - http://caderno. josesaramago.org

Uma coisa perigosamente parecida a um ser humano, uma coisa que dá festas, organiza orgias e manda num país chamado Itália. Esta coisa, esta enfermidade, este vírus ameaça ser a causa da morte moral do país de Verdi se um vômito profundo não conseguir arrancá-lo da consciência dos italianos antes que o veneno acabe corroendo-lhes as veia e destroçando o coração de uma das mais ricas culturas européias.
José Saramago, sobre o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi – El País – 07/06/2009

Não tenho a menor dúvida de que Berlusconi quer implantar o fascismo na Itália. Não é um fascismo como o dos anos 30, feito de gestos ridículos como levantar o braço. Mas tem outros gestos igualmente ridículos. Não será um fascismo de camisas negras, mas de gravatas Armani.
José Saramago, em turnê pela Itália, para apresentar seu livro "O Caderno" – El Pais – 16/10/2009

A Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana.
José Saramago – Religión Digital – 19/10/2009
Visite o site da Fundação José Saramago

Postado por Sergio Domingues
em sindserj.googlegroups.com


Visite o site da Fundação José Saramago www.josesaramago.org/

SINDSERJ pretende participar do Fórum Nacional dos Trabalhadores na Assistência Social

Em carta à Federação Nacional dos Assistentes Sociais – FENAS - o presidente do SINDSERJ, Nilton Soares, encaminhou solicitação para que o SINDSERJ, através do seu vice-presidente, Ubirajara Marques, participe do Fórum Nacional dos Trabalhadores na Assistência Social, entendendo que esse é um importante fórum de discussão dos problemas sociais no país.