domingo, 15 de julho de 2012

Aulas em várias unidades para complementar renda

Censo Escolar da Educação Básica de 2011 revelou que 3.644 mestres dão aula em várias unidades para complementar renda

Professores se ‘desdobram’ em mais de quatro escolas

Quando até a grande mídia percebe o absurdo …
Para aumentar a renda familiar, professores do Estado do Rio são obrigados a se desdobrar em várias escolas públicas e privadas. Dados do Censo Escolar 2011, divulgados pelo Inep, instituto de pesquisas do Ministério da Educação (MEC), revelam que 3.644 mestres trabalhavam em mais de quatro estabelecimentos de ensino. Outros 9.026 docentes dão aulas em mais de três colégios.
Os números mostram ainda que 5.753 profissionais lecionam mais de três disciplinas, sendo que 1.513 professores dão aulas de cinco ou mais matérias. É o caso do professor de Sociologia, Ciro Dantas, 44 anos, que dá aulas de Português, Biologia, Matemática, Física e Química, no Projeto Autonomia, da Secretaria Estadual de Educação, parajovens do Ensino Médio.
“Recebemos uma semana de treinamento para ensinar disciplinas nas quais não temos o menor domínio”, diz ele, que no ano passado trabalhava em quatro escolas e este ano, em três da rede pública.
“Já quis fazer pós-graduação, mas não sobra tempo, trabalhando das 7h às 22h, e acabo adiando”, diz Ciro. De acordo com o Censo, entre os 40.136 professores que dão aulas no estado do Rio, existem 1.695 docentes que não têm o Ensino Superior. A situação é ainda mais crítica para 18 mestres que têm apenas o Ensino Fundamental. O Ensino Médio foi concluído por 1.235 profissionais da educação.
A baixa qualidade do ensino público — o Rio ficou em penúltimo lugar no ranking nacional do Ideb — tem levado famílias a transferir filhos para escolas particulares. Em 2011, arede privada ganhou 83 mil novas matrículas (358 mil no Brasil). A rede pública teve menos 165.410 alunos.


Matéria extraída do Jornal O DIA em 26/06/2012
http://odia.ig.com.br/portal/educacao/professores-se-desdobram-em-mais-de-quatro-escolas-1.456463

64ª Reunião anual da SBPC será realizada em julho no Maranhão

A 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) vai acontecer de 22 a 27 de julho, em São Luís (MA). Com o tema “Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza”, a programação científica do evento terá conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres para apresentação de trabalhos científicos. Também serão realizados diversos eventos paralelos, como a SBPC Jovem (programação voltada para estudantes do ensino básico), da ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia) e da SBPC Cultural (atividades artísticas regionais). Os interessados em participar dos minicursos oferecidos, de 24 até o final do evento, têm até o dia 11 de julho para fazer sua inscrição. Haverá inscrições para as vagas remanescentes durante a SBPC.


Mais informações: http://www.sbpcnet.org.br/saoluis/home e http://www.sbpcnet.org.br/saoluis/inscricao/minicursos.php

FONTE:

BOLETIM FAPERJ 5.7.2012

http://www.faperj.br/boletim_interna.phtml?obj_id=8275