domingo, 11 de fevereiro de 2024

CTB convoca para a Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos, nos dias 22 a 24 de fevereiro, em Foz do Iguaçu-PR

 

CTB convoca para a Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos, nos dias 22 a 24 de fevereiro, em Foz do Iguaçu-PR

 
 
 
Foto: Divulgação.

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) está convocando toda a militância para participar da Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos, nos dias 22 a 24 de fevereiro, em Foz do Iguaçu, no Paraná. As atividades vão acontecer no Centro de Convenções da Prefeitura de Foz de Iguaçu. Quem quiser participar deve se inscrever no link: Inscripción | INSCRIÇÃO Jornada Latinoamericana y Caribeña de Integración de los Pueblos.

O evento tem o objetivo de debater o presente e o futuro da integração e da soberania dos povos do continente, haverá conferências e mesas de trabalho com diferentes eixos temáticos, além de atividades culturais e políticas.

Para o secretário Adjunto de Políticas Sociais, Esporte e Lazer da CTB, Carlos Rogério Nunes, será um momento importante para reforçar a luta por soberania. “O objetivo do evento visa fazer um debate sobre a solidariedade e integração dos países latino-americanos e caribenhos contra a hegemonia norte americana e do imperialismo no nosso continente. É uma oportunidade de trocar experiências e fazer laços entre os povos”, disse o secretário.

O ex-presidente uruguaio Pepe Mujica é esperado no evento. O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também foi convidado, assim como outros líderes da região, como Gustavo Petro (presidente da Colômbia) e Xiomara Castro (presidenta de Honduras). Outras lideranças e personalidades devem participar, como a vice-presidenta da Colômbia, Francia Marquez, e o ganhador do prêmio Nobel da Paz Adolpho Perez Esquivel, da Argentina. Do Brasil, estão convidados também a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania brasileiro, Silvio Almeida, entre outros.

Confira abaixo a programação:

22 de fevereiro (quinta-feira)

9h – Ato e mística de abertura
10h – Conferência “Crise sistêmica do capitalismo e as ameaças à paz e soberania dos povos”
12h – Almoço
14h – Mesas de trabalho simultâneas (4 eixos temáticos)
19h – Jantar
20h – Jornada político-cultural de solidariedade: “Cuba Vive e Resiste!”

23 de fevereiro (sexta-feira)

8h30 – Conferência “Desafios da integração latino-americana e caribenha” (diálogo com partidos políticos, parlamentos, governos e movimentos)
12h – Almoço
14h – Mesas de trabalho simultâneas (4 eixos temáticos)
19h – Jantar
20h – Festival latino-americano e caribenho de cultura e resistência

24 de fevereiro (sexta-feira)

8h – Mística
8h30 – Plenária final e leitura de documento final
12h – Almoço
15h – Feira cultural, com música, artesanato e produtos da economia solidária
17h – Ato político com presidentes