segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Ensinos fundamental e médio poderão ter aulas de filosofia e sociologia

Proposta em tramitação na Câmara altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – 9.394/96) para incluir nos currículos dos ensinos fundamental e médio as disciplinas de filosofia e sociologia. A medida está prevista no Projeto de Lei 4744/12, do Senado.

A proposta original, do senador Sérgio Souza (PMDB-PR), previa a criação, no ensino fundamental, da disciplina de “Cidadania Moral e Ética” e, no ensino médio, da disciplina de “Ética Social e Política”. Após alterações durante a tramitação no Senado, o texto que chega à Câmara torna obrigatório o ensino de filosofia e sociologia.

O senador cita um levantamento feito pelo Fórum Econômico Mundial, englobando 60 países, que colocou o Brasil na 11ª posição entre os países com maior estabilidade financeira. Por outro lado, o mesmo levantamento mostra o País entre os dez mais corruptos e entre os cinco com pior desempenho em termos de eficiência da Justiça.

“Não tenho dúvidas de que esses e outros problemas cruciais da nossa sociedade somente conseguirão ser superados de maneira definitiva pela implantação de uma política educacional cada vez mais voltada para a formação moral e ética das nossas crianças, refletindo positivamente na formação do caráter dos nossos jovens, preparando-os para o exercício responsável da cidadania”, argumenta.

Tramitação

O projeto precisa ser analisado pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, será votado no Plenário.

Autoria: Agencia Camara em 8 fevereiro, as 14:55 Em Política

Fonte: Boainformacao.com.br http://www.boainformacao.com.br/2013/02/ensinos-fundamental-e-medio-poderao-ter-aulas-de-filosofia-e-sociologia/

Gastos municipais com educação estão abaixo do necessário

A verba que os municípios brasileiros destinam para educação está abaixo do recomendado pelos índices doCusto Aluno Qualidade Inicial – CAQi, que estabele valores mínimos a serem investidos por aluno em cada etapa do ensino, para garantir educação de qualidade. O diagnóstico é de uma pesquisa da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime, divulgada em fevereiro, com dados de 2009.


A maior disparidade foi encontrada nas creches dos municípios nordestinos. O investimento anual médio da região nessa etapa do ensino foi de R$ 1.876,89 por aluno, contra o valor de R$ 6.450,70, estipulado pelo CAQi. O montante equivale a 29,1% do ideal.

O total investido pelo Nordeste em creches corresponde a apenas 36,5% da média nacional e é 4,4 vezes menor do que o aplicado pelo Sudeste, por exemplo. Na região, o investimento nesta etapa da educação é 1,6 vezes maior que a média nacional. Mesmo no ensino fundamental, a diferença entre Sudeste e Nordeste é de quase duas vezes (1,91).

Pesquisa

A pesquisa foi feita durante oito meses, entre agosto de 2010 e fevereiro de 2011, em mil municípios selecionados por sorteio.

Para chegar aos resultados, os pesquisadores analisaram o valor investido em educação nos municípios; o valor investido por aluno na rede municipal; e as diferenças regionais e entre municípios. A base do estudo foram os dados do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação – Siope. Com as informações em mãos, os pesquisadores compararam o gasto real municipal com os projetados pelo Custo Aluno-Qualidade Inicial – CAQi.

Para a presidenta da Undime, Cleuza Repulho, a pesquisa tem o objetivo de identificar como a verba pública destinada à educação é investida e quais as áreas mais carentes. “O estudo revelou o que já era esperado. O investimento em creches é muito diferente nas regiões do Brasil. A pesquisa é apenas mais uma comprovação de que o Plano Nacional de Educação –PNE precisa ser aprovado com 10% do PIB”, declarou Repulho, durante o lançamento do estudo.

Saiba mais!

Custo Aluno Qualidade Inicial – CAQi: mecanismo construído pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação e reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação para calcular o valor mínimo a ser aplicado na educação brasileira por aluno.

PIB: soma dos valores monetários conquistados a partir de todos os serviços e bens produzidos num período, por uma determinada região.

FONTE: http://www.blogeducacao.org.br/gastos-municipais-com-educacao-estao-abaixo-do-necessario/



LISTA DE SÓCIOS COM DIREITO A VOTO NAS ELEIÇÕES PARA A DIRETORIA E CONSELHO FISCAL DO SINDSERJ – GESTÃO 2013-2016

ELEIÇÕES DO SINDSERJ

Dias 21 e 22 de fevereiro de 2013, quinta e sexta-feira.

Local de votação: sede do Sindserj, Rua Miguel Couto, 134, sala 705, Centro, Rio de Janeiro, RJ, das 9 horas as 20 horas.



Nilton Soares de Souza Neto

José Henrique Carvalho Organista

Josenildo Múcio da Silva

Gabrielle Rodrigues Santos de Almeida

Rodrigo Rodrigues Santos de Almeida

Mirian Cristina da Silva Dolzoni

José Carlos Siqueira Madureira

Viviane Gonçalves Dias

Ubirajara Bento Marques

Carlos Alberto Kelly Maciel

Eduardo Alves de Carvalho

Elisa Arruda Botelho de Oliveira

Júlio Cesar Adiala

Alessandro Farage Figueiredo

Márcio Franco Xavier Vieira

Luisa Barbosa Pereira

José Ribas Vieira

Carlos Henrique Aguiar Serra

Napoleão Miranda

Jacob Augusto Santos Portela

Hustana Maria Vargas

Edir Figueiredo de Oliveira Teixeira de Mello

Filipe de Albuquerque Carvalho

Theófilo Codeço Machado Rodrigues

Rodrigo Lopes Cavalcanti Ribeiro

Marcelo Araujo

Rodrigo Neves Barreto

Vitor Bahia e Silva

Flavia de Oliveira Barreto

Francisco de Assis Gomes da Silva

Maria Lúcia Fernandes Salino

Paulo David Tabira Esteves dos Santos

Silvana Lopes Pereira

Fernando de Santilhana Marques

Pedro Lillela Capanema Garcia

Gilda Dantas de Souza Jacome

Neli Belém de Mattos

Vanessa Barbosa Costa

André Luiz dos Santos e Silva Júnior

Roberto Bousquet Paschoalino

Rodrigo Nunes Lopes Pereira

Márcia da Conceição Silva

Luiz Fernandes de Oliveira

Maria Tereza Siqueira da Rocha

Diogo Cruz L. R. Pereira

Jorge Nascimento

Marcelo Ribeiro Vianna

Marcelo da Silva Erbas

Jaqueline Silva de Almeida

Ivani Lopes Sampaio do Nascimento

João Marcos Aurore Romão

Márcia Fernanda Ferreira Malheiros



Obs.: essa lista pode sofrer atualização