quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Audiência Pública discute redução da carga horária de Sociologia e Filosofia











Marcada para 10 horas do dia 14 de dezembro, a Audiência Pública na Comissão de Educação da ALERJ começou às 10h e 30 min e terminou às 14h e 30 min. O Secretário Estadual de Educação, Wilson Risolia, compareceu e fez um balanço da sua gestão no ano de 2011. A diretoria do SEPE cobrou do Secretário diversos assuntos, como o fechamento de escolas noturnas e questionou a SEEDUC em relação à evasão de alunos da rede, quando, em novembro, o Secretário declarou à imprensa que existem 120 mil "alunos fantasmas" nas escolas estaduais. Indignados, alunos da rede fizeram um protesto silencioso na audiência em relação à declaração de Risolia, fantasiando-se de fantasmas. Foram feitas também denúncias de perseguições políticas a lideranças da última greve convocada pelo SEPE.
O SINDSERJ esteve presente se pronunciando e divulgando nota protestando contra a redução da carga horária das disciplinas de Sociologia e Filosofia. Em seu pronunciamento, o presidente do SINDSERJ, Nilton Soares, afirmou que os professores de sociologia e filosofia consideram o teor e as conseqüências da decisão da SEEDUC danosas à educação no Estado. Declarou, ainda, que os professores se sentiam consternados com a decisão da Secretaria de Educação.
A Chefe do Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II, Professora Fátima Ivone, também esteve presente e divulgou CARTA ABERTA dos professores de Sociologia da instituição, expressando o seu repúdio pela diminuição da carga horária das disciplinas de Sociologia e Filosofia na grade curricular da SEEDUC.
Inúmeros Deputados compareceram à Audiência Pública e fizeram pronunciamentos questionando a política educacional do Estado, como a demissão dos animadores culturais, inauguração de escolas em condições precárias, fechamento de escolas noturnas etc.