segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A posição do SINDSERJ sobre as audiências públicas do CNE

Devemos nos mobilizar pelos conteúdos que a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, há algum tempo, vem promovendo uma série de audiências públicas que visam abrir os debates para subsidiar a revisão e atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais para todas as etapas e modalidades da Educação Básica. Já foram editadas as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, para o Ensino Fundamental, para a Educação de Jovens e Adultos, para os Planos de Carreira e Remuneração do Magistério e dos Funcionários da Educação Básica, para a oferta de educação nos estabelecimentos prisionais, além de Diretrizes Nacionais Gerais para a Educação Básica.
Dando continuidade à programação, a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação realizará audiências públicas sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, cujo processo de atualização deverá contar com a participação do Ministério da Educação e de várias entidades representativas dos sistemas de ensino, dos profissionais da educação, das instituições de formação de professores e de pesquisadores em educação.
Neste momento está sendo organizada pelo CNE audiência pública programada para acontecer amanhã, dia 4 de outubro, de 9h30, às 13h, no Auditório “Professor Anísio Teixeira”, que fica localizado no edifício sede do CNE, na Av. L2 Sul, Quadra 607, em Brasília.
Algumas entidades tem tido conhecimento e não divulgam, apesar de se representarem nas audiências. Mesmo assim, estaremos nos mobilizando para participar das futuras audiências, pois soubermos desta na semana passada, véspera de eleição, de forma a não sermos pegos depois das eleições com os pacotes fechados de resoluções, leis e portarias, com a devida anuência de entidades de nosso meio acadêmico, que costumam prosperar depois de eleições.
Contamos com a mobilização dos colegas para irmos às próximas audiências do CNE.