sábado, 17 de outubro de 2015

Espanhóis protestam contra políticas que geram desigualdade

Mais de 1,3 mil organizações da sociedade civil espanhola realizaram neste sábado (17) mobilizações em mais de 50 cidades, incluindo Madrid, para protestar contra as políticas que geram pobreza e desigualdade. O lema das manifestações é “As pessoas acima das multinacionais”.


Reprodução
Manifestantes tomaram às ruas de Madri, na Espanha, neste sábado (17) Manifestantes tomaram às ruas de Madri, na Espanha, neste sábado (17)
Coincidindo com o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, o protesto na capital espanhola vai figurar como a “última grande ação” da semana global de iniciativas contra a pobreza e o Acordo Transatlântico de Livre Comércio e Investimento entre a União Europeia e os Estados Unidos, segundo os organizadores (TTIP).

As organizações querem que as pessoas demonstrem oposição a uma “crescente desigualdade e pobreza”, que beneficia as elites econômicas e afetam o bem-estar e direitos humanos da população mais pobre.

A campanha “NoalTTIP” e a Aliança Espanhola Contra a Pobreza, que reúnem as mais de 1,3 mil organizações que convocaram os protestos, também consideram que os tratados de livre comércio que a União Europeia pretende firmar com os Estados Unidos e o Canadá “geram um grave déficit democrático na participação e soberania”.

Em comunicado, um dos grupos afirmou ser “intolerável” que os poderes públicos e empresas tenham se acostumado a “conviver com as atuais taxas de pobreza e exclusão social”.

Uma em cada cinco pessoas vivem na Espanha em risco de pobreza e exclusão. De acordo com NoalTTIP, a desigualdade continua a crescer, enquanto o número de milionários aumentou 13% entre 2012 e 2013. Conforme a entidade, a Espanha é o segundo país na Europa em índices de desigualdade.

As exigências dos organizadores dos protestos são um novo modelo econômico e social que transforme radicalmente as regras do jogo, de modo que as pessoas sejam a “prioridade”.


Fonte: Agência Brasil

Portal Vermelho
Link:  http://www.vermelho.org.br/noticia/271602-9