terça-feira, 10 de maio de 2016

NOTA DE APOIO À CHAPA 18 - GESTÃO PARA TODOS PARA A DIREÇÃO DO CAMPUS UFRJ-MACAÉ (2016-2018).


A eleição para os cargos de direção do Campus UFRJ-Macaé se realiza num momento de dramática importância para sociedade nacional e local e da própria comunidade universitária, quando os avanços nas conquistas sociais e democráticas da cidadania estão sob forte abalo e a crise econômica provoca instabilidades profundas na região.
Consideramos que a CHAPA 18 - GESTÃO PARA TODOS, reúne as condições de enfrentar os desafios colocados ao Campus UFRJ-Macaé sobre o papel da educação e a missão da universidade pública no Brasil, neste contexto de forte confrontação de interesses.
Entendemos que a missão principal da UFRJ é a de produzir conhecimento de interesse público, isto é, ciência, informação e cultura orientadas para a construção de uma sociedade brasileira democrática, popular, soberana e internacionalizada. Consideramos que para isso é fundamental a uma gestão inclusiva, transparente, ética, e democrática, buscando a participação e a horizontalidade nas relações de trabalho e ensino. A CHAPA 18 se destaca por compartilhar a visão de que é necessário o diálogo franco e democrático no ambiente acadêmico com o intuito de revigorar o prazer da convivência na construção do Campus UFRJ-Macaé de forma coletiva. Pretende também resgatar a visão de protagonismo da Universidade, construindo com criatividade e de forma compartilhada soluções para as demandas da comunidade acadêmica e da sociedade em geral. Para tanto almeja priorizar o desenvolvimento das atividades em instâncias democráticas como fóruns, comissões, núcleos e colegiados. Ressalta-se ainda a busca por resgatar a ideia original do Campus UFRJ-Macaé referente à interdisciplinaridade como elemento importante no desenvolvimento da aprendizagem e ampliação dos recursos para o conhecimento de forma ampla e integrada no processo de ensino-aprendizagem.
Saudamos o compromisso da CHAPA 18 com uma gestão compartilhada entre docentes, técnicos e estudantes, a formulação um novo estatuto a ser elaborado por uma estatuinte e cuja orientação geral provirá de um congresso universitário. Declaramos assim nosso apoio integral a CHAPA 18 que se propõe promover a democratização da universidade, considerada condição indispensável para o efetivo controle social da alocação de recursos e para a produção de conhecimentos, tecnologias e ações articulados às múltiplas demandas da sociedade brasileira
Da mesma forma, com grande entusiasmo, saudamos também o compromisso da Chapa 18 com uma visão ampla de assistência estudantil e com o papel ativo da UFRJ na organização de uma cultura de emancipação da sociedade brasileira. A assistência estudantil deve ir muito além da bolsa e deve ser prioridade, requerendo a atuação da UFRJ como provedora de alimentação, moradia e infra-estrutura de pesquisa. A UFRJ deve se destacar também na produção de cultura, conhecimento e arte para a sociedade brasileira e os seus movimentos sociais, constituindo-se em centro de referência de criação artística, cultural e informacional livre e autônoma.
Por todas estas razões apoiamos com muita convicção e esperança CHAPA 18 para a direção da Campus UFRJ-Macaé na consulta à comunidade universitária que se realizará nos próximos dias 17 e 18 de maio.