segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Manifesto pró-criação da Sociedade Brasileira de Ensino de Ciências Sociais - Sociologia

Com as crescentes demandas relacionadas com o ensino das Ciências Sociais em geral e da Sociologia no Ensino Médio, resolvemos propor a criação da Sociedade Brasileira de Ensino de Ciências Sociais-Sociologia - SBECS-Soc - (nome e sigla provisórios).
O propósito da SBECS-Soc é agregar professores da educação básica aqueles das universidades que estejam interessados ou preocupados com o ensino das ciências sociais/sociologia, em todos os níveis educacionais. Além de criar canais de comunicação entre estes professores propõe-se realizar uma ponte entre ensino básico e a universidade.
Parte-se da ideia que não há nenhuma organização brasileira que trate especificamente desta questão e ao mesmo tempo integre todos os professores de todos os níveis educacionais da área. Por isso, a SBECS-Soc visa a integrar como seus associados professores do ensino básico, dos cursos de graduação e pós-graduação em ciências sociais e afins, e também em caráter temporário, até que se tornem professores, os graduandos e pós-graduandos nestas áreas.
Para isso propõe-se montar uma estrutura administrativa pequena e ágil no nível nacional e criar Unidades Regionais, que tenham maior presença na vida dos professores e possam atuar mais diretamente em relação às questões que surgirem. Em muitos Estados será possível criar mais de uma Unidade Regional, devido ao número de universidades e escolas do ensino médio e mesmo levando em conta a diversidade regional e a questão espacial. A ideia é que sejam autônomas, que possam atuar com muita independência, não subordinadas a um controle nacional.
Como atividades iniciais, em termos nacionais, propõem-se:
- Manter um site (ou portal) onde todos possam se referenciar ir e postar suas questões, discutir, consultar materiais de apoio, etc.
- Criar uma revista (eletrônica) para tornar públicas as produções relacionadas com o ensino das ciências sociais e sociologia.
- Propiciar apoio logístico de órgãos estaduais e federais para a realização de eventos e outros encaminhamentos que dependam financiamento.
- Manter relação com a demais Sociedades/Associações científicas (SBS-ABCP-ABAS) e outras de Ensino (Filosofia, Geografia, História, etc. ), bem como com os Sindicatos em nível local, regional ou nacional, mantendo uma atuação complementar a estas organizações.
Com estas ideias iniciais propomos a criação da Sociedade Brasileira de Ensino de CS-Sociologia e os que desejarem associar-se a esta organização que está se constituindo podem faze-lo integrando-se no grupo: sociedade-brasileira-de-ensino-de-cs-sociologia@googlegroups.com (clique e se filie). Posteriormente, quando for criada juridicamente a SBECS-Soc, todos os que agora aderirem serão considerados associados fundadores.

Nome Cidade/Estado
Flávio Sarandy Rio de Janeiro/ RJ
Luiz Fernandes Rio de Janeiro/ RJ
Rodrigo Rosistolato Rio de Janeiro/ RJ
André Videira de Figueiredo Rio de Janeiro /RJ
Ana Laudelina F. Gomes Natal/ RN
José Organista São Gonçalo/ RJ
Nelson D. Tomazi Londrina/ PR
Amaury Cesar Moraes São Paulo/ SP
Gustavo B. Alves Toledo/PR
Osmir Dombrowski Toledo/PR ♫
Silvio A. Colognese Toledo/PR
Miguel Caripuna Abaetetuba/PA
Adélia Miglievich Vitória/ES
Tania elias magno da Silva Aracaju/SE
Simone Meucci Curitiba/PR
Alexandro Trindade Curitiba/PR
Luiza Helena Pereira Porto Alegre/RS
Ricardo Cesar R. da Costa São Gonçalo/ RJ
Zuleika Bueno Maringá/PR