quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

I FÓRUM DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA


PREZADOS/AS COLEGAS,

Enfim divulgamos, em anexo, o documento final do I Fórum Estadual de Professores de Sociologia do Rio de Janeiro, realizado no ISERJ, nos dias 12 e 13 de novembro de 2010, pelas entidades: SINPRO-RIO, SEPE-REGIONAL VI, ADCP II, ADESA, ANALÍTICA, FUNDAÇÃO MAURÍCIO GRABOIS E SINDSERJ, com o apoio do ISERJ - Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, da FAETEC e da TVC-RIO e a colaboração do GT EM DEFESA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA DA UFF, que passa a ser denominado Fórum Santo Conterato, conforme deliberação da plenária final.

O objetivo principal do fórum foi alcançado, ou seja, discutir a questão do magistério da disciplina de Sociologia nos vários níveis do ensino, da Educação Básica ao Ensino Superior, tendo o PROFESSOR de SOCIOLOGIA como protagonista do evento.

Outro objetivo fundamental foi a natureza POLÍTICA do evento que aproximou a universidade da questão do magistério, junto com as entidades representativas dos trabalhadores dessa categoria profissional. No evento foram apresentadas palestras sobre o currículo, livro didático e formação profissional, com a colaboração de professores destacados na área e coordenadores dos cursos de graduação em Ciências Sociais no Estado do Rio de Janeiro. Os mesmos reiteraram a abordagem política da questão do magistério e, ao final do evento, foram aprovadas as propostas que constituem o documento final que será encaminhado com as suas reivindicações para as entidades e organismos que representam a categoria e que elaboram políticas sobre o exercício do magistério da SOCIOLOGIA.

Finalmente, em relação aos objetivos, tratar da questão do magistério da Sociologia ampliando para a questão da Educação em geral foi relevante para avançarmos na discussão dos problemas dessa área. A participação de alunos e professores de várias instituições na plenária fez com que os objetivos do evento se tornassem realidade.

Uma breve reflexão diz respeito à forma dos encaminhamentos dos debates para se constituírem em objeto de luta política, como ilustra o documento em anexo. A experiência das entidades que realizaram o evento nos permitiu perceber o quanto é importante garantir o debate democrático e soberano do coletivo para podermos sair do caos em que se encontra a educação em nosso estado e no país em geral, com o fim de comprometer todos numa ação efetiva de mudança, na qual são atores e construtores do conhecimento de sua área de atuação.

Agradecemos a participação dos colegas que estiveram presentes no fórum e das entidades que o realizaram e apoiaram, garantindo a gratuidade do evento, ao custear exclusivamente, sem apoio de órgão de fomento: passagens, alimentação, divulgação e outras despesas, oferecendo transporte para os colegas da FEUC, em Campo Grande, passagens aéreas para palestrantes, lanches e almoço para os participantes e certificado para todos.

No próximo encontro, o fórum, aprovado para realizar-se em 2011, será antecedido por GTs, que se constituíram como órgãos que se ocuparão da apresentação de trabalhos acadêmicos e indicativos para subsidiar o Fórum Santo Conterato.

Esta denominação do fórum (Fórum Santo Conterato), foi uma homenagem ao prof. Santo Conterato, falecido este ano, que lutou incansavelmente pela implantação da Sociologia como disciplina obrigatória no Ensino Médio do Rio de Janeiro, primeiro estado da União a adotar esta iniciativa. A proposta da homenagem foi aclamada por todos os presentes e teve a anuência de sua viúva, a profª Ignês.

Saudações,

Nilton Soares de Souza Neto
Presidente da plenária final

Nenhum comentário:

Postar um comentário